segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Importância do DNA

Uma resposta simples para a pergunta acima apresentada é que o DNA é necessário para o início da vida. As principais tarefas realizadas pelo ácido desoxirribonucléico (DNA) é a transferência de informação hereditária de uma geração para a próxima produção e controle de proteínas.
DNA também desempenha um papel importante na determinação da estrutura e funcionalidade das células. DNA é conhecido por armazenar informações codificadas na forma de moléculas biológicas. A quantidade de dados armazenados no DNA é muito grande.
Uma simples bactéria E. coli tem um DNA com nucleotídeos que são cerca de 4 milhões em número. Podemos, portanto, ter uma idéia sobre quanta informação está presente em DNAs de diferentes organismos presentes no mundo. Revelando a informação que se encontra nestas seqüências de DNA comprova ser útil para os cientistas.

DNA
Essa, ensinam os cientistas, é a molécula da vida. A sigla DNA vem de Ácido Desoxirribonucléico. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Essa carga genética está contida no núcleo e todas as células de um organismo.
Em todos os seres vivos, o DNA é formado por uma fita dupla composta por 4 letras - A, T, C e G. Essas letras representam compostos orgânicos: o A é a adenina, o T é a timina, o C é a citosina e o G é a Guanina. Se fosse possível esticar esta fita, teríamos 2 metros de DNA. As diferentes combinações destas letras - que chegam a mais de 3 bilhões em cada célula - fazem a variabilidade dos seres vivos.


Cromossomos
Seqüências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai). 

Gene
É a parte funcional do DNA. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% é formado por genes. O resto é apenas "lixo", agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são seqüências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir. 

Genoma
Essa é a denominação para o conjunto de fatores hereditários contidos nos cromossomos.


"LIÇÕES DA CIÊNCIA"
Durante o encontro com jornalistas, ao explicar estas denominações, os professores 'aproveitaram'a deixa para apresentar curiosidades e lições ensinadas pela ciência:"A estrutura molecular do DNA foi publicada na revista Nature, em 25 abril de 1953, por James Watson e Crick . Faz, portanto, pouco tempo que o DNA foi descoberto e sua publicação foi feita através de um trabalho sucinto, de apenas uma página, bem diferente do que acontece atualmente. Queremos chamar a atenção para algumas curiosidades da ciência. Segundo eles, 'a descoberta seria de considerável interesse biológico'. Ou seja, na época, não tinham verdadeira noção da importância de sua descoberta. Outro fato interessante é que naquela época, Watson era patrocinado por uma bolsa da Fundação Nacional Para Paralisia Infantil - sem relação direta ao estudo de DNA. Isso nos alerta para a importância da ciência básica - sem essa pesquisa básica não se estaria falando genoma, proteoma características hereditárias"

Watson e Crick

Nenhum comentário:

Postar um comentário